Universidade Pública X Fundações de Apoio


As fundações de apoio às instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), criadas com o pretexto de auxiliar e fomentar projetos de pesquisa, ensino e extensão têm-se transformado, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior  (ANDES-SN), cada vez mais em meros balcões de diplomas e negócios de interesse privado dentro das instituições públicas.

Segunda ainda o ANDES, “o congelamento e/ou redução do orçamento das universiades públicas intensificam uma relação cada vez mais pervessa entre o público e o privado. Assim, é preciso ressaltar que essa fundações se fortalecem na medida em que o Estado se descompromete com o financiamento da educação pública, transferindo à iniciativa privada o papel que tem deixado de cumprir.”

A Assessoria de Comunicação do ANDES-SN diz que “além de colaborar com a privatização do ensino público, a atuação dessas fundações comprometem a liberdade acadêmica, direcionando a formatação de cursos, currículos, pesquisas etc. para atender aos interesses do mercado em detrimento das demandas sociais.”

E na sua Universidade, você conhece alguma destas Fundações (ditas) de Apoio? Deixe sua opinião abaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s