Universidade Pública X Fundações de Apoio


As fundações de apoio às instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), criadas com o pretexto de auxiliar e fomentar projetos de pesquisa, ensino e extensão têm-se transformado, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior  (ANDES-SN), cada vez mais em meros balcões de diplomas e negócios de interesse privado dentro das instituições públicas.

Segunda ainda o ANDES, “o congelamento e/ou redução do orçamento das universiades públicas intensificam uma relação cada vez mais pervessa entre o público e o privado. Assim, é preciso ressaltar que essa fundações se fortalecem na medida em que o Estado se descompromete com o financiamento da educação pública, transferindo à iniciativa privada o papel que tem deixado de cumprir.”

A Assessoria de Comunicação do ANDES-SN diz que “além de colaborar com a privatização do ensino público, a atuação dessas fundações comprometem a liberdade acadêmica, direcionando a formatação de cursos, currículos, pesquisas etc. para atender aos interesses do mercado em detrimento das demandas sociais.”

E na sua Universidade, você conhece alguma destas Fundações (ditas) de Apoio? Deixe sua opinião abaixo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s