Divulgação científica


É sabido da dificuldade que temos, aqui no Brasil, em encontrar textos de alto nível divulgando a ciência no país.  (Quando falo de ‘alto nível’ me refiro àqueles textos que conseguem inspirar e, ao mesmo tempo, serem concisos) Embora isso tenha melhorado bastante. Um exemplo prático dessa melhora é o que vem fazendo a revista Piauí, revista esta há mais de quatro anos em circulação, que de vez em quando publica excelentes artigos de divulgação científica. Como aqui tratamos somente de matemática, vou compartilhar com vocês somente os que tratam daquela que melhor traduz a natureza para o homem.

Como você perceberá a maioria dos textos é assinado pelo João Moreira Salles, que é um dos idealizadores da revista.

Chega de bla-bla-blá e vamos ao que interessa:

  • Côncavo e convexo: Um problema lendário da matemática e a batalha sobre quem o solucionou, por Sylvia Nasar e David Gruber (clique aqui)
  • Artur tem um problema: como se forma um grande matemático, por João Moreila Salles (clique aqui)
  • Intuições fractais: As nuvens não são esferas nem as montanhas são cones. Era o que pensava Benoît Mandelbrot. Na ânsia de explicar o mundo natural, ele descobriu a função e a beleza das formas impuras e chamou a atenção para um dos objetos mais inesgotáveis da matemática, por João Moreira Salles (clique aqui)
  • Deus não faz matemática vagabunda: Uma convocação para decifrar a máquina do mundo, por João Moreira Salles (clique aqui)

Espero que gostem da leitura. Eu, em particular, achei de ‘alto nível’. Aliás, recomendaria também a leitura de vários outros textos dessa revista, mas este não é o local apropriado…

Anúncios

Uma resposta em “Divulgação científica

  1. Pingback: Tweets that mention Divulgação científica « Morfismo -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s